Notícias

MANIFESTAÇÕES PREJUDICAM A CIRCULAÇÃO DE ÔNIBUS EM PELO MENOS SETE CAPITAIS BRASILEIRAS

 

Manifestantes impedem a passagem de ônibus próximo a rodoviária em Porto Alegre.

 

As manifestações que pararam o trânsito e paralisaram o transporte coletivo em Porto Alegre na manhã desta sexta-feira se repetem em pelo menos outras seis capitais brasileiras. Os protestos estão ligados ao Dia Nacional de Mobilização, organizado pela Central Única dos Trabalhadores, a CUT, e outras centrais sindicais.

No Nordeste, os serviços de circulação de ônibus amanheceram paralisados em Salvador e Fortaleza. Devido à paralisação, a população teve de buscar alternativas para chegar ao trabalho ou à escola. Sem saída, muitos tiveram que voltar para casa. Em São Luís, os trabalhadores rodoviários sequer iniciaram as atividades. Em forma de protesto, os coletivos foram estacionados nos entornos de uma praça no centro da cidade.

Três das quatro Capitais da Região Sudeste também enfrentaram transtornos no transporte coletivo. Em São Paulo, além dos atos previstos para ocorrer durante todo o dia, parte dos ônibus urbanos ficaram parados da madrugada até o início da manhã. Em Belo Horizonte e Vitória, bloqueios impediram a circulação dos ônibus em vias movimentadas, pegando muitas pessoas de surpresa.

Em Palmas, no norte do país, também não há circulação de ônibus nesta sexta-feira. Além da greve, há protestos e bloqueios em diferentes pontos da capital do Tocantins.

A paralisação geral foi decidida em reunião realizada entre a CUT e centrais sindicais na última terça-feira. Na pauta de reivindicações estão a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais sem a diminuição do salário, o fim do fator previdenciário, a destinação de 10% do PIB para educação, o transporte público de qualidade, entre outros.

 

Zero Hora

 

Veja outras notícias

Copom mantém Selic em 15% e penaliza trabalhadores e população

Decisão anunciada nesta quarta-feira (17) mantém Brasil entre os países com os juros mais altos do mundo, ampliando endividamento e desestimulando consumo e investimentos O Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, anunciou no início da noite desta...

Caixa lucrou R$ 9,784 bilhões no primeiro semestre

Resultado representa um crescimento de 70,22% em relação ao mesmo período de 2024 A Caixa Econômica Federal divulgou, nesta quarta-feira (17), logo após o fechamento do mercado, os resultados referentes ao primeiro semestre de 2025. O lucro líquido contábil no período...