Diretoria do banco decidiu voltar atrás e irá liberar a verba no dia 25
Em reunião com o presidente do SindBancários, Mauro Salles, ocorrida no fim da tarde desta segunda-feira (13), o presidente do Banrisul, Túlio Zamin e o diretor da instituição, Guilherme Cassel informaram que o banco vai realizar o pagamento da RV2 para os funcionários da área de Mercado de agências do Banrisul que tiveo pagamento retido sob alegação de que haviam infringido normas internas na concessão de crédito.
A situação causou um grande descontentamento no quadro em relação aos gestores que utilizaram o não pagamento da RV2 como forma de punição pecuniária, sendo que a IN (instrução normativa) que regulamenta o pagamento não prevê esse tipo de prática. São previstos mecanismos para punir eventuais erros, sempre com amplo direito de defesa.
A diretoria do Banrisul foi procurada pela Fetrafi-RS e o SindBancários na semana passada para esclarecer o assunto. Na ocasião, os representantes do movimento sindical reivindicaram que o banco voltasse atrás na decisão e efetuasse o pagamento da RV2. Inicialmente, o banco determinou um prazo de dez dias para que os banrisulenses enviassem justificativas, mas mudou de ideia.
"Recebemos muitas ligações e e-mails de colegas do Banrisul pedindo a intervenção junto à diretoria do Banrisul. O fato do banco reconhecer a injustiça e desistir de reter a verba atende às expectativas dos banrisulenses, que contavam com esta parcela da remuneração variável", explica o presidente do SindBancários", Mauro Salles.
* Fetrafi-RS