A primeira rodada de negociações específicas com o Banrisul foi concluída no fim da tarde desta terça-feira, na sede da Federação dos Bancários/RS. Na avaliação do Comando dos Banrisulenses, esta primeira reunião teve avanços pontuais. Todos os itens da pauta específica apresentada à direção do banco foram discutidos com o superintendente de Gestão de Pessoas do Banrisul, Ademar Sartori e o gerente de Administração, Gaspar Saikoski.
Os representantes do banco manifestaram boas intenções e apontaram para possíveis soluções negociadas para alguns dos temas propostos pelos funcionários.
Durante a reunião, o banco garantiu que o programa de Ginástica Laboral será retomado em janeiro 2010. O programa havia sido cancelado pelo Banrisul em junho deste ano e provocou uma reação imediata do movimento sindical. A Federação dos Bancários RS enviou ofícios à instituição cobrando o retorno do Programa, que é uma iniciativa importante para a prevenção de doenças relacionadas ao trabalho.
EX-BPD
Os representantes do Banrisul também se comprometeram de resolver o problema dos 47 funcionários que não aderiram ao quadro geral do banco. O prazo para a regularização desta situação ainda será definido durante as negociações específicas.
Os representantes do banco se comprometeram de discutir com a Direção da empresa os demais temas da pauta. O Banrisul dará retorno para algumas questões já na próxima negociação, agendada para o dia 1º de outubro, quinta-feira, na Feeb/RS.
A greve da categoria continua fortalecida em todo o país. Devido à pressão dos bancários, a Fenaban e as direções do Banco do Brasil e da Caixa aceitaram agendar novas rodadas de negociação. Confira o cronograma:
30 de Outubro (quarta) Negociação com o BB, às 14h, em São Paulo
1º de Outubro (quinta) Negociação com a Fenaban, às 10h, em São Paulo
1º de Outubro (quinta) Negociação com a Caixa, às 15h, em São Paulo
1º de Outubro (quinta) 2ª Negociação com o Banrisul, às 15h, na Feeb/RS