Notícias

PARA EVITAR CRISES FINANCEIRAS, BANCOS TERÃO REGRAS MAIS RIGOROSAS

Regras têm medidas para incentivar a manutenção de reservas de capital em momentos de crescimento econômico

Grandes bancos terão que abrir mão de lucros maiores ou até mesmo aumentar capital para se proteger contra tempos difíceis a partir de 2012, sob novas propostas mais rígidas de reguladores internacionais, divulgadas ontem.

As novas regras do Comitê da Basileia para Supervisão de Bancos vão introduzir padrões mais altos para volumes de ativos que os bancos precisarão ter e exigências mais estritas para liquidez.

"O conjunto completo ajustado de padrões será desenvolvido até o final de 2010 para ser introduzido gradualmente conforme as condições financeiras melhorem e a recuperação econômica esteja garantida, com o objetivo de implementação até o final de 2012", diz o comitê, em comunicado.

As regras têm medidas para incentivar a manutenção de reservas de capital em momentos de crescimento econômico, que podem ser retiradas em períodos de crise, e padrões mínimos de liquidez para bancos internacionalmente ativos.

*Reuters

Veja outras notícias

A pedido do movimento sindical, PL 537/2019 é retirado da pauta

Contraf-CUT e centrais sindicais querem que o Senado revise o projeto, já aprovado na Câmara Atendendo a reivindicação da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) e das centrais sindicais, o Projeto de Lei 537/2019, que cria o Estatuto...

Santander antecipa pagamento de salários e benefícios em dezembro

Anúncio atendeu a um pedido do movimento sindical Atendendo a uma solicitação do movimento sindical, o banco Santander anunciou que antecipará o pagamento da folha de dezembro de 2024, juntamente com o Vale-Alimentação (VA), o Vale-Refeição (VR) e a segunda parcela do...