Notícias

PISO DOS BANCÁRIOS CRESCEU 17,8% ACIMA DA INFLAÇÃO DESDE 2003, MOSTRA DIEESE

Estudo já considerando o ganho real de 1,5% previsto na proposta feita pela Fenaban na semana passada

Com mobilização e luta, os bancários estão recuperando o poder de compra dos seus salários nos últimos seis anos. O piso da categoria já acumula 17,8% de ganhos acima da inflação medida pelo INPC desde 2003. O dado é de estudo feito pela subseção do Dieese da Contraf-CUT, já considerando o ganho real de 1,5% previsto na proposta feita pela Fenaban em negociação com o Comando Nacional dos Bancários na quarta-feira, 7, e que deverá ser avaliada pela categoria em assembléias nesta quinta-feira.

Segundo a pesquisa, os reajustes acumulados no piso de escriturário na Convenção Coletiva de Trabalho nacional da categoria de 2003 até agora somam 52,91%, enquanto a inflação do período pelo INPC ficou em 35,11%. Assim, o ganho real acumulado no período é de 17,8%. Já em relação ao ICV do Diesse, que somou 34,71% entre 2003 e 2009, o ganho acima da inflação foi de 18,2%.

Para os trabalhadores do Banco do Brasil, o ganho real do piso no período é ainda maior: 22,44%, considerando a inflação calculada pelo INPC. Foram 57,55% acumulados nos reajustes desde 2003, incluindo o ganho da proposta apresentada pelo BB ao Comando Nacional também nesta quarta, que inclui uma valorização de 3% no piso além dos 6% da proposta da Fenaban. Se levarmos em conta a inflação calculada pelo ICV, o reajuste acima da inflação foi de 22,84%.

*Contraf-CUT

Veja outras notícias

Bancários exigem fim da gestão adoecedora nos bancos

O SindBancários e a Fetrafi-RS realizaram o Dia de Luta #MenosMetasMaisSaúde, com ato nesta quinta-feira (25/7) no Centro de Porto Alegre. Trabalhadores bancários e dirigentes sindicais se concentraram na praça Montevideo, em frente à agência do Banco do Brasil, para...