Notícias

PLANO DE CARREIRA BANRISUL: MOVIMENTO SINDICAL EXIGE AVANÇOS NAS NEGOCIAÇÕES

As discussões sobre o Plano de Carreira do Banrisul foram retomadas na tarde de terça-feira, dia 16, entre o movimento sindical e os representantes do banco. A reunião ocorreu no prédio da Direção Geral (DG). No debate sobre as premissas, houve a apresentação por parte do banco do texto para o item que trata da Política de Reajuste. A proposta não contempla a redação apresentada pelos trabalhadores, por isso é preciso avançar no sentido de se chegar a um acordo nas negociações.

A premissa defendida pelo movimento sindical prevê que "o maior índice negociado (piso) deva incidir em toda a tabela, sem diminuição do número de padrões". O item é essencial para o desenvolvimento da carreira, uma vez que garante a não redução de padrões, bem como o mesmo interstício ou step constante.

 

Os representantes do Banrisul na paritária apresentaram o texto que aponta "o índice de reajuste a ser aplicado nos ordenados deverá possibilitar sempre o equilíbrio da estrutura do quadro de carreira do Banrisul, prevendo-se que, no caso de adoção de índices diferenciados em convenções coletivas da categoria, deverão ser realizados ajustes visando à manutenção das diferenças entre os diversos padrões."

Na avaliação do movimento sindical, este texto não dialoga com os banrisulenses, uma vez que não assegura a manutenção dos padrões, bem como o interstício constante. O tema será retomado no próximo encontro.

A importância de um piso diferenciado, maior do que o praticado pela Fenaban, também esteve na pauta da reunião. O movimento sindical defende o valor do Dieese (R$ 2.297,51), item da pauta de reivindicação da Campanha Salarial de 2011, para avançar na proposta do Plano de Carreira que valorize e reconheça os trabalhadores.

O banco admite que o atual piso é insuficiente, mas entende que o salário base seja acima do que for acordado com Fenaban neste ano.

A próxima reunião acontecerá no dia 30 de agosto, às 14h30, no 7º andar da DG.

*SindBancários

Veja outras notícias

Eleições da Funcef: Hoje começa a votação

Participantes da ativa e assistidos dos planos de previdência podem votar até sexta-feira (19), mas a orientação é não deixar para a última hora A partir desta terça-feira (16), os participantes dos planos de previdência da Funcef começam a votar para definir quem vai...