Notícias

PRESIDENTE DA CUT/RS FALA SOBRE CONJUNTURA POLÍTICA A BANRISULENSES
 
Reunião de delegados sindicais ocorreu na sexta-feira, 13
 
""
 

A Fetrafi-RS reuniu dirigentes e delegados sindicais do Banrisul de todo o Estado na última sexta-feira, na sede do SindBancários, em Porto Alegre. A mesa de abertura das atividades foi coordenada pelos diretores da Fetrafi-RS, Carlos Augusto Rocha e Denise Corrêa. Pela manhã os 92 participantes da reunião tiveram um painel sobre conjuntura política com o presidente da CUT/RS, Claudir Nespolo, seguido de palestra com a militante da Marcha Mundial de Mulheres e integrante do Comitê Estadual por uma Constituinte Exclusiva e Soberana sobre o Sistema Político, Maria do Carmo Bittencourt, que abordou temas relacionados à diversidade e política.

Momento de disputa

Em suas explanações o presidente da CUT destacou a importância da disputa eleitoral para presidência da República. “Em 2002, com eleição do Lula, houve o rompimento com o modelo neoliberal dentro do Capitalismo e este momento foi histórico para a classe trabalhadora. Por outro lado, é preciso entender a força que o Congresso Nacional tem para barrar os nossos projetos. O setor conservador tem a maior parte das cadeiras do Congresso. Trata-se de uma elite que não deixa de lucrar nunca, independente do regime político do País. Agora eles vêm novamente com o discurso de mudar o rumo do Brasil. Eles trazem o retrocesso e a visão privatista”, analisa o sindicalista.

Crítica ao ódio de classe

“A vaia e o desrespeito à presidenta Dilma na abertura da Copa do Mundo não representaram um mero protesto. Eles mostram o ódio de classe. O ódio daquela elite que estava lá e pode pagar R$ 800,00 por um ingresso para assistir ao jogo. Devemos compreender o que está em disputa agora e qual é o nosso lado. Estamos atualizando a pauta da classe trabalhadora e precisamos fazer pressão para dar legitimidade às reivindicações. Não podemos esquecer que estamos em uma sociedade de correlação de forças”, avalia o presidente da CUT/RS.

Nespolo destaca que a democracia é válida somente para a classe trabalhadora e que é necessária uma grande mobilização pela reforma política. “Dos 514 anos do Brasil, desde o descobrimento, 388 anos foram de escravidão e servidão. Estamos vivendo agora o mais longo período de democracia continuada. Temos pela frente o imenso desafio de coletar milhões de assinaturas, através do Plebiscito Popular pela Reforma Política, de 1º a 07 de setembro, para enfim viabilizar profundas mudanças no sistema que está aí. Desde já convocamos a categoria bancária para esta luta”, destaca o sindicalista.

Diversidade na política

 

Após as explanações do presidente da CUT, a militante da Marcha Mundial de Mulheres, Maria do Carmo Bittencourt falou sobre diversidade na política com ênfase para a sub-representação feminina. Segundo a ativista, o Congresso atual é constituído uma maioria de homens brancos de meia idade, que não representam a diversidade étnica e sexual da população brasileira.

“As mulheres são sub-representadas na medida em que constituem a maioria do eleitorado e ainda têm mais escolaridade. No cenário nacional, hoje temos apenas 9% dos cargos políticos ocupados por mulheres. Por outro lado, as campanhas eleitorais são caríssimas e inviáveis para a maioria. Além disso, somente filiados e filiadas a partidos podem concorrer nas eleições”, explica Maria do Carmo.

A militante da MMM salienta que somente através de uma ampla reforma será possível corrigir as distorções históricas de sub-representação na política brasileira. “Os movimentos sociais também estão fora da representatividade assim como outros segmentos da sociedade. Os sindicatos terão um papel essencial para construção do plebiscito pela reforma política, na medida em que podem garantir uma grande mobilização popular pela iniciativa”, garante Maria do Carmo.

*Imprensa/Fetrafi-RS

Veja outras notícias

FELIZ ANO NOVO

UM NOVO COMEÇO É SEMPRE UMA CHANCE DE RENASCER. QUE TENHAMOS CORAGEM PARA SONHAR ALTO, PACIÊNCIA PARA ESPERAR O TEMPO CERTO E GRATIDÃO PARA VALORIZAR CADA VITÓRIA, POR MENOR QUE PAREÇA. FELIZ 2026. SINDICATO DOS BANCÁRIOS DE CARAZINHO E REGIÃO

FELIZ NATAL E FELIZ ANO NOVO

VOCÊS SÃO PARTE ESSENCIAL DA NOSSA HISTÓRIA E MOTIVO DA NOSSA LUTA DIÁRIA. QUE VENHAM MUITOS OUTROS ANOS DE PARCERIA E CONQUISTAS JUNTOS. E QUE A DEDICAÇÃO DE CADA UM SEJA RECONHECIDA, DESEJAMOS A VOCÊ E SUA FAMÍLIA UM FELIZ NATAL E PROSPERO ANO NOVO. SINDICATO DOS...

Caixa: Empregados de todo o Brasil, mobilizem-se!

CEE cobra mudanças no Super Caixa, denuncia impactos da reestruturação e reforça mobilização contra fechamento de unidades da Caixa A Comissão Executiva dos Empregados (CEE) da Caixa Econômica Federal voltou a cobrar mudanças profundas no programa Super Caixa e o fim...