Aquisição pode chegar a 4,7 bilhões de euros
O banco espanhol Santander disse nesta terça-feira (29) que lançou uma oferta para comprar a fatia que ainda não detém da filial brasileira, equivalente a 25% das units do Santander Brasil (SANB11) negociadas na Bolsa.
A aquisição, que pode chegar a 4,7 bilhões de euros (US$ 6,51 bilhões), será paga com ações do Santander espanhol. Investidores que já tenham ações do Santander no Brasil receberão 20% a mais sobre o preço de fechamento.
A adesão à oferta é voluntária, e a operação não depende de uma aceitação mínima por parte dos acionistas. O banco espera terminar a transação em meados de outubro deste ano.
O grupo espanhol informou que não planeja tirar as ações das Bolsas de São Paulo e Nova York.
As ações do Santander na Bovespa serão negociadas em forma de Brazilian Depositary Receipts (BDRs), que são recibos de ações para empresas estrangeiras.
Os acionistas que aceitarem a oferta vão receber, em forma de BDRs ou ADRs (American Depositary Receipts), 0,7 novas ações do banco Santander por cada unit ou ADR do Santander Brasil.
Com a oferta, o maior banco estrangeiro no Brasil deixará o nível 2 de governança corporativa da BM&FBovespa, passando a ser listado no segmento tradicional da Bolsa brasileira.
Se todos os acionistas minoritários aceitarem a oferta, o Santander informou que vai emitircerca de 665 milhões de ações, equivalente a cerca de 5,8% de seu capital, para pagar pela operação.
"Esta oferta demonstra a confiança do Santander no Brasil e em sua subsidiária neste mercado, bem como seu potencial de crescimento no longo prazo", afirmou o banco espanhol em comunicado.
*Uol