Notícias

SANTANDER LIDERA RANKING DE RECLAMAÇÕES DO BC NO 2º TRIMESTRE DE 2018

Ranking leva em consideração bancos com mais de 4 milhões de clientes. Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil são, respectivamente, o segundo e o terceiro com mais queixas.

O Santander foi a instituição financeira que mais recebeu reclamações de clientes consideradas procedentes pelo Banco Central no segundo trimestre deste ano, informou a instituição nesta segunda-feira (16).

A lista leva em consideração as queixas contra instituições financeiras com mais de quatro milhões de clientes.

A Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil foram o segundo e o terceiro banco com mais reclamações no segundo trimestre.

No primeiro trimestre deste ano a Caixa foi o banco mais reclamado, com o Santander ocupando a segunda posição.

Levantamento

O Banco Central considerou procedentes 1.576 queixas contra o Santander, a maior parte delas relacionada a "irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços, exceto as relacionadas a cartão de crédito, cartão de débito, internet banking e ATM (caixa eletrônico)".

O Santander tem mais de 41 milhões de clientes e alcançou índice de reclamação de 38,14. Para obter o índice, o BC divide o número de reclamações pelo de clientes do banco e multiplica o valor por 1 milhão. O órgão criou a fórmula para equilibrar as queixas em relação ao tamanho da instituição financeira.

O índice de reclamação da Caixa ficou em 27,68 e o do Banco do Brasil ficou em 20,85. A Caixa tem mais de 89 milhões de clientes e, o BB, mais de 62 milhões.

O que dizem os bancos?

Em nota, o Santander disse que "trabalha continuamente na melhoria dos seus processos, ofertas e atendimento, tornando-os mais simples e ágeis para garantir a satisfação dos consumidores com o banco".

A Caixa Econômica Federal informa que valoriza a opinião dos clientes e a utiliza como subsídio para melhoria e modernização de todos os seus processos de atendimento. Esclarece ainda que revisa permanentemente seus serviços e produtos, priorizando a redução das reclamações e o aumento da solução em todos os canais, internos e externos.

O Banco do Brasil informou que está trabalhando para ficar fora das quatro primeiras posições do ranking do BC e que "adota constantemente ações de aprimoramento para que a melhora no atendimento e a adequação de nossos produtos e serviços repercutam na satisfação dos nossos clientes".

 

FONTE: G1 GLOBO

Veja outras notícias

Lucros crescem, mas Santander começa 2026 com demissões e sobrecarga

O ano mal começou e o clima já pesou no Santander. O banco tem promovido, nas primeiras semanas de 2026, desligamentos abruptos e sem transparência. Os diretores do Sindicato atenderam trabalhadores de carreira, com anos — e até décadas — de dedicação, dispensados de...

PLR dos bancários 2026

A Participação nos Lucros ou Resultados (PLR) dos bancários em 2026 é regida pela Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2024–2026, que define critérios de cálculo e prazos de pagamento. O pagamento é feito em duas parcelas. A primeira, de antecipação, é creditada até...

Sindicato solicita o pagamento do PRB e Bradesco nega

Em reunião online realizada na tarde desta quinta-feira 12, o Sindicato, por meio da Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Bradesco, solicitou ao banco o pagamento da parcela fixa do Programa de Remuneração Bradesco (PRB). A cobrança ocorreu porque a ROE...