Segundo o banco, o programa estava em planejamento antes da redução promovida pelos bancos públicos.
O Santander lançou um programa de incentivos a pequenas e médias empresas que contempla a redução das taxas de juros.
"Os limites e condicões para os clientes serão revisados", disse o vice-presidente Pedro Coutinho, que nega que esse movimento tenha relação com as reduções promovidas por Banco do Brasil e Caixa.
Segundo o executivo, esse programa estava em planejamento antes da redução promovida pelos bancos públicos. "A nossa oferta não é só taxa. É um conceito de visão integrada do cliente pessoa física e jurídica."
O juro para a antecipação de recebíveis de cartões de crédito variava de 2,54% a 3,27% ao mês e agora será de 1,50% a 2%. As taxas de capital de giro, desconto de duplicatas e cheque especial também foram reduzidas.
Essas reduções estarão disponíveis, no entanto, apenas para as empresas cujos os sócios mantenham a conta de pessoa física também no banco em um programa chamado de "atendimento unificado". Nesse caso, terá redução de 50% no pacote de serviços.
Coutinho afirmou que esse cliente contará com um atendimento diferenciado e assessoria financeira. "Vamos identificar esse cliente e vamos atrás dele", disse o executivo.
Por estar em período de silêncio, o banco não divulgou a previsão para abertura de contas.
O estoque de crédito para empresas no Santander era de R$ 100 bilhões em dezembro, sendo R$ 52 bilhões só para pequenas e médias.
Brasil Econômico