Notícias

SEMINÁRIO SOBRE PLANO DE CARREIRA NO BANRISUL LOTA AUDITÓRIO DO HOTEL EVEREST

Evento reúne mais de 200 banrisulenses de todo o Estado

A primeira edição do Seminário Nacional sobre Plano de carreira no Banrisul iniciou na manhã deste sábado com a participação massiva de banrisulenses de todo o Estado. O evento promovido pela Fetrafi-RS, conta com a participação de mais de 200 pessoas, incluindo dirigentes, delegados sindicais e bancários de base, oriundos dos 38 sindicatos filiados à Federação.

A mesa de abertura do evento foi coordenada pelos diretores da Fetrafi-RS, Carlos Augusto Rocha e Denise Corrêa. Em suas manifestações os diretores destacaram a importância do envolvimento massivo dos banrisulenses no processo de debate e elaboração do novo Plano de Carreira.
"Foi a partir de muita luta que conseguimos retomar o debate sobre o quadro de carreira com a direção do Banrisul. Finalmente, estamos pensando juntos a construção de uma proposta, que dará visibilidade às perspectivas dos trabalhadores. O encontro de hoje é o passo inicial de uma caminhada, que deve culminar com a implantação de um quadro de carreira que não só permita a ascensão profissional, mas que contemple com justiça o empenho do banrisulense ao longo de sua trajetória na instituição", salientou Rocha.

A diretora Denise Corrêa ressaltou a importância histórica da luta por um novo quadro de carreira no Banrisul. "A efetivação da discussão sobre quadro de carreira através de uma comissão paritária, sempre foi o primeiro item de reivindicação da nossa pauta específica. Buscamos sempre viabilizar um processo democrático de debate. Não vamos discutir apenas tabelas e progressões salariais, mas sim concepções e a principal delas é a concepção de evolução de carreira numa instituição pública", explicou a dirigente sindical.

Para o presidente do SindBancários, Juberlei Baes Bacelo, o eixo central do debate sobre quadro de carreira é a valorização dos trabalhadores. "O movimento sindical gaúcho já tem uma tradição de vanguarda nas discussões sobre quadro de carreira nos bancos públicos. O trabalho feito pelo GT PCS Caixa, que teve como resultado prático a edição do PLACAR, foi um exemplo claro de participação democrática e efetiva dos trabalhadores na elaboração de propostas neste processo. Temos que construir um quadro de carreira com este olhar sobre uma empresa pública forte, onde os funcionários tenham orgulho de continuar trabalhando", enfatizou Juberlei.

O presidente do Banrisul, Túlio Zamin, destacou que o Banrisul está ciente da importância do debate sobre o Quadro de Carreira. "Não será uma tarefa fácil, é uma equação difícil de resolver. Teremos que pensar nas consequências das nossas decisões. Sabemos que o quadro é um pilar importante, que mostra como o corpo funcional se relaciona com a instituição. Por termos esta compreensão, vamos disponibilizar todas as condições para produção dos melhores resultados. Ser um banco público significa estar a serviço da sociedade, por isso, desejo para este processo de contrução do novo quadro: sucesso, serenidade, diálogo, diálogo e diálogo", finalizou o presidente do Banco.
Já o diretor de Previdência da Fundação Banrisul, Fábio Alves, disse que a FSSB também irá acompanhar o processo de elaboração do novo quadro de carreira no Banrisul. "Colocamos nossos técnicos à disposição da Comissão Paritária para sabermos qual o impacto financeiro que as mudanças do novo quadro irão gerar. Entendemos que quanto mais justo for o quadro de carreira, mais justos serão os benefícios. Por outro lado, vamos trabalhar para superar o distanciamento que ocorreu entre a Fundação e seus participantes nos últimos anos", observou Fabinho.

A programação do seminário continua até o fim da manhã com o painel sobre Carreira como Instrumento de Gestão Pública e a socialização de experiências sobre a elaboração de planos de cargos e salários na Caixa e Banco do Brasil.

No período da tarde haverá informes quanto aos trabalhos da Comissão Paritária sobre Quadro de Carreira no Banrisul e trabalhos em grupo, seguidos de debate.

Fetrafi-RS

Veja outras notícias

Encontro Estadual do Itaú acontece no dia 8 de julho, às 18h

Evento integra a 27ª Conferência Estadual dos Bancários e debate condições de trabalho no banco Na próxima terça-feira, 8 de julho, às 18 horas, acontece o Encontro Estadual do Itaú, em formato virtual, pela plataforma Zoom. A atividade é parte da programação da 27ª...