Mais 94 unidades foram paralisadas nesta segunda no RS
Os bancários gaúchos começaram a segunda semana de greve com o pé direito. A evolução do movimento desde a última sexta-feira foi grande e, segundo as informações repassadas à Fetrafi-RS, há greve nas bases territoriais de 37 dos 38 sindicatos filiados à entidade.
Até às 17h30 desta segunda-feira, 24, a Fetrafi-RS contabilizou 757 agências e departamentos em greve no Rio Grande do Sul. Desde sexta-feira, 21, 94 novas unidades aderiram à greve. O Banrisul está com 226 agências, postos de atendimento e departamentos paralisados, seguido pela Caixa, com 172. Enquanto isso, nos bancos privados a disputa pelos números da greve está equilibrada entre Itaú, com 88 agências paralisadas; Santander com 81 e Bradesco com 78.
Avaliação do Comando Nacional
O Comando Nacional dos Bancários esteve reunido na última sexta-feira (21) em São Paulo, para avaliar a paralisação e intensificar o movimento nos próximos dias, afirma que os bancos agem de forma irresponsável ao permanecerem em silêncio e ignorarem a disposição dos bancários para retomar o processo de negociações. Como resultado dessa postura intransigente, a greve nacional da categoria bancária será ampliada mais ainda em todos os 26 estados e no Distrito Federal.
Ato Unificado
Além de comemorar o avanço da greve em todo o estado os bancários também participaram nesta segunda-feira de um grande ato unificado na Capital. A atividade, promovida pela CUT/RS, envolveu trabalhadores e trabalhadoras de várias categorias em negociação salarial. Durante o protesto, dirigentes sindicais denunciaram a postura intransigente dos patrões nas negociações e reafirmaram as pautas de reivindicações de cada categoria.
*Fetrafi-RS com fotos do Sindicato dos Bancários de Caxias do Sul