Nesta quinta-feira,22, ao menos 100 agências da região metropolitana fecharam devido à paralisação
Diante da paralisação dos vigilantes na região metropolitana, o SindBancários vem reforçar sua posição e cobrar o respeito, por parte dos bancos, para o que diz a Lei nº 7.102/83. Ela define, entre outros aspectos, o contingente mínimo de vigilantes necessário para o funcionamento de uma agência, de forma que os gestores não devam abrir sua unidade sem esse número mínimo.
A decisão de uma gerente de fechar a sua unidade por defasagem no contingente de vigilantes impediu um assalto no final da manhã desta quinta-feira, dia 22, em Gravataí. Diretores do SindBancários e da Fetrafi-RS presenciaram o fato que reforça a necessidade de respeitar a Lei 7.102.
Os dirigentes disseram que o ataque não aconteceu porque a gerente do HSBC teve a prudência de não abrir a unidade apenas com um vigilante. Os dois bandidos chegaram no banco armados. Na sala de autoatendimento se identificaram como policiais para entrar no prédio. Eles não entraram porque a porta de acesso à agencia estava fechada.
Caso houver pressão por parte de superiores para que se coloque em funcionamento as agências sem as devidas condições de segurança, peça que ele oficialize a orientação para que você não seja responsabilizado por qualquer problema.
O gerente não deve assumir o risco, inclusive de perda de vidas humanas, que será resultado de uma postura negligente que só vislumbra o lucro a qualquer preço.
Fonte: Imprensa/SindBancários com FETRAFI-RS