Notícias

SINDICATO DE CARAZINHO PROTESTA CONTRA PRECARIZAÇÃO DE SERVIÇOS BANCÁRIOS

 
Dirigentes distribuíram panfletos em agências da base

O Sindicato dos Bancários promoveu nesta terça-feira uma grande panfletagem nas agências da sua base territorial contra o processo de precarização dos serviços de natureza bancária. A ação sindical teve o objetivo de conscientizar os colegas bancários e a população em geral, sobre os problemas que serão gerados pelas resoluções 3954 e 3959 do Banco Central. As novas normas ampliam as funções dos correspondentes bancários, precarizam os serviços prestados e colocam em risco o sigilo bancário.

Outra grande questão pautada pelo movimento sindical é o futuro dos bancários enquanto categoria. O Sindicato de Carazinho também enviou correspondência a todos os deputados gaúchos, cobrando uma postura favorável ao Projeto de Decreto Legislativo nº214/2011, do deputado federal Ricardo Berzoini, que suspende as resoluções do Banco Central.
"A iniciativa foi bem recebida pelo público, mas ao mesmo tempo, constatamos que os clientes e usuários dos bancos estão completamente desinformados sobre o assunto. As pessoas não tem noção da forma como a prestação de serviços bancários será alterada e da precarização iminente", observa o diretor do Sindicato dos Bancários de Carazinho, Antonio Sérgio Federici.

Audiência Pública

A Comissão de Finanças e Tributação (CFT) da Câmara dos Deputados marcou para a próxima terça-feira, 16 de agosto, em Brasília, a realização da audiência pública que irá discutir o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) nº 214/2011. O PDL suspende as recentes resoluções do Banco Central que ampliam as funções dos correspondentes bancários. O relator do projeto é o deputado Rui Costa (PT-BA).

A audiência pública foi solicitada em requerimento do presidente da Comissão, deputado Cláudio Puty (PT-PA), após proposta apresentada por dirigentes da Contraf-CUT, federações e sindicatos que participaram da sessão da CFT ocorrida no dia 13 de junho. Na ocasião, os dirigentes sindicais se reuniram com Puty e fizeram contatos políticos na Câmara, tendo obtido o apoio de vários deputados e de diversos partidos.

Mobilização

O movimento sindical bancário prepara uma grande mobilização para audiência pública, que será acompanhada por dirigentes sindicais de todo o país. O Rio Grande do Sul contará com 30 representes na audiência, entre eles os diretores da Fetrafi-RS, Amaro Souza, Devanir Camargo e Luiz Carlos Barbosa. Também confirmaram presença na atividade representantes dos Sindicatos de Alegrete; Bagé; Cachoeira do Sul; Frederico Westphalen; Horizontina; Litoral Norte; Passo Fundo; Porto Alegre; Santa Maria; Santo Ângelo e Vale do Paranhana.

BC não pode legislar pelo Congresso

O PDL suspende a aplicação dos artigos 1º a 21º, dos incisos I e II do artigo 22, e do inciso II do artigo 23 da Resolução 3.954, de 24 de fevereiro de 2011 do Conselho Monetário Nacional (CMN). Em sua justificativa, o projeto pede a anulação de medidas que transformaram o correspondente em "verdadeira filial do banco".

O projeto tramita em caráter ordinário. Depois de analisado e votado pela CFT será encaminhado para análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC). Após passar pelas duas comissões, o projeto vai à votação no plenário da Câmara.

*Imprensa Fetrafi-RS com informações da Contraf/CUT

Veja outras notícias

Santander ouve demandas dos empregados do RS

Representantes dos trabalhadores e do banco se reuniram nessa quarta-feira (10/4) Nesta quarta-feira, 10 de abril, dirigentes sindicais e empregados do Santander de todo o estado estiveram reunidos com representantes do banco na sede da Fetrafi-RS, em Porto Alegre. Os...

Funcef precisa de diretoria e conselheiros capacitados

Votação já começa na próxima semana; conheça bem os candidatos Nos últimos anos, a Funcef e os participantes de seus planos têm enfrentado inúmeras dificuldades e ataques, com projetos de lei e resoluções de órgãos de controle que reduzem as responsabilidades das...