Notícias

SISTEMA DE PAGAMENTO DO SEGURO-DESEMPREGO PODE SER MODIFICADO

Governo admite correções em procedimento que exige realização de entrevista antes de obter benefício. O novo sistema informatizado do seguro-desemprego pode passar por modificações para resolver falhas no serviço. A mudança foi implantada em 63 agências do Sistema Nacional de Emprego (Sine) do Estado no começo do mês.

Apossibilidade foi admitida por Márcio Alves Borges, coordenador geral do Seguro-desemprego, Abono Salarial e Identificação Profissional do Ministério do Trabalho, que esteve ontem em Porto Alegre para apresentar serviços que agora são oferecidos online.

Desde que o software Mais Emprego foi implantado nas agências, ao solicitar o seguro o trabalhador é obrigatoriamente encaminhado para entrevistas de emprego em locais com vagas. Em teoria, a pessoa só é encaminhada para colocações compatíveis com sua formação e que não ofereçam remuneração inferior à última recebida no emprego anterior. Na prática, porém, isso nem sempre ocorre.

– Estamos voltando à prancheta para melhorar a descrição das vagas disponíveis para afinar melhor as ofertas de emprego com o perfil do trabalhador – disse Borges.

O coordenador do Ministério do Trabalho ressaltou que o principal objetivo da política de seguro-desemprego é recolocar o trabalhador no mercado. Desde 6 de dezembro, quando o sistema foi implantado no Estado, 16.412 trabalhadores deram entrada ao pedido de seguro-desemprego. Desses, 745 já foram encaminhados para recebimento do benefício e outros 72 foram recolocados.

 

Fonte: Zero Hora com Sindbancários

Veja outras notícias