Notícias

STF bate o martelo e decide que aposentado não precisa devolver dinheiro da revisão da vida toda

A decisão foi tomada nesta quinta-feira (10/04), durante julgamento de um recurso apresentado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos, uma das entidades que acionaram o Supremo para garantir a revisão.

A revisão da vida toda foi rejeitada pelo STF em 2024. No entanto, enquanto aguardavam o julgamento pela suprema Corte, inúmeros aposentados(as) ganharam ações na Justiça que lhes garantiu o recebimento do benefício recalculado como tutela antecipada.

Ficaram pendentes de julgamento recursos para esclarecer o alcance da medida, ou seja, a partir de quando teria aplicação e se valeria para os aposentados que ganharam ações na Justiça antes da decisão do STF que negou o benefício.

Durante a sessão, o ministro Dias Toffoli defendeu a modulação da decisão para garantir que quem recebeu algum valor por decisão das instâncias inferiores não tem que devolver o dinheiro.

“Ao não modularmos, houve uma quebra de confiança naquilo que os segurados depositaram, em razão de precedentes do STJ e do próprio STF”, comentou o ministro.

Ao analisar a sugestão de Toffoli, o plenário do STF também entendeu que os aposentados não terão que devolver valores que foram pagos por meio de decisões definitivas e provisórias assinadas até 5 de abril de 2024, data na qual foi publicada a ata do julgamento que derrubou a tese de revisão da vida toda.

Além disso, o STF entendeu que os aposentados não terão que pagar honorários sucumbenciais, que são devidos aos advogados da parte que perde a causa.

 

Fonte: Agência Brasil, com edição da Fetrafi-RS

Veja outras notícias

 ASSEMBLEIA EXTRAORDINÁRIA ESPECÍFICA (ITAÚ)

O SINDICATO DOS BANCÁRIOS DE CARAZINHO E REGIÃO, inscrito no CNPJ/MF sob o nº 88432810/0001-68, Registro sindical nº 109.756, convoca todos os empregados bancários, associados ou não, da base territorial deste Sindicato,  que prestam serviços ao  Banco Itaú Unibanco...

Novo ACT do Saúde Caixa foi assinado nesta quarta-feira (31)

Novo acordo traz importantes conquistas; início das negociações para superar desafios está previsto para fevereiro O aditivo ao Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) específico do plano de saúde dos empregados e empregadas da Caixa Econômica Federal, o Saúde Caixa, foi...