Aumento supera a inflação do período, que foi de 9,88%
As tarifas avulsas de serviços bancários subiram até 328% entre abril de 2008, quando o Banco Central (BC) instituiu novas regras para o segmento, e fevereiro deste ano. O porcentual supera amplamente a inflação do período, que foi de 9,88%. Nos pacotes de serviços, a maior variação foi de 65,8%.
Os números integram estudo do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec). O levantamento, realizado pela economista Ione Amorim, foi feito com base nas informações que as instituições publicam em seus sites na internet. Participaram da amostra os dez bancos brasileiros que têm mais de 1 milhão de clientes.
– A principal conclusão que tiramos é que as maiores variações são explicadas pelo realinhamento das tarifas com a média do setor – diz Ione.
– Isso mostra que os bancos não trabalham pela menor tarifa, mas para estar junto dos outros, o que demonstra pouca concorrência.
Depois que o BC apertou as regras, ficou mais fácil para os bancos comparar as tarifas com os concorrentes. Daí o realinhamento a que se refere o Idec. Quem cobrava menos procurou se aproximar de quem cobrava mais – e não o contrário.
Entenda quais são as principais tarifas bancárias
Todos os bancos têm de oferecer aos correntistas, gratuitamente, serviços bancários considerados mais simples e essenciais. Eles podem cobrar apenas por 20 serviços prioritários. Os bancos têm de criar pacotes de serviços padronizados, de maneira que o consumidor tenha facilidade para comparar os preços das tarifas.
No passado, um serviço podia ter diferentes nomes, o que causava confusão nos clientes que, muitas vezes, pagavam mais de uma vez pelo mesmo serviço. Agora, o Banco Central criou uma padronização e fiscaliza se os bancos estão cumprindo essas exigências.
O Banco Central não tabela os preços das tarifas cobradas pelos bancos. Mas define regras para os reajustes, que só podem ser feitos a cada seis meses e com aviso de 30 dias de antecedência. A divulgação das alterações nos preços deve ser feita em local e formato visível ao público nas agências e nas páginas na internet de cada instituição financeira.
As regras têm como objetivo a regulação e fiscalização dos serviços. Além disso, a padronização ajuda a aumentar a competição entre os bancos e reduzir os valores das tarifas que podem ser cobradas.
De acordo com o Procon, a maioria das reclamações contra as bancos é referente à cobrança de juros e tarifas. Para evitar ser vítima de cobrança abusiva, o consumidor deve analisar todos os preços oferecidos e observar se não há cobrança de serviços desnecessários. Além disso, é importante comparar o que é mais vantajoso: pagar por um serviço avulso ou contratar um pacote fechado de tarifas.
Caso o consumidor veja que o banco está descumprindo alguma regra, ele deve fazer uma denúncia ao Banco Central pelo telefone 0800-992345 ou procurar um órgão de defesa do consumidor. Na internet, pode-se obter mais informações no site o Banco Central.
Agência Estado e R7