O mercado de trabalho está perdendo força neste ano
O desemprego se manteve em patamar baixo em maio, mas parou de cair. A taxa ficou estável em 5,8% no mês passado, a mesma apurada em abril. O resultado mostra que o mercado de trabalho está perdendo força neste ano.
Em maio do ano passado, a taxa também havia ficado em 5,8%, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (20) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Trata-se do primeiro mês de estabilidade da taxa de desocupação na comparação anual desde dezembro de 2009. Em todos os meses anteriores, houve queda.
O resultado ficou ligeiramente acima da expectativa do mercado, que estimou taxa de 5,7%. O percentual foi apurado de acordo com a média das previsões de 15 instituições financeiras e consultorias ouvidas pelo Valor Pro.
O total de pessoas desocupadas nas seis regiões metropolitanas pesquisadas pelo IBGE –Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo– foi estimado em 1,4 milhão, tendo ficado estável em relação a maio de 2012 e ante abril deste ano.
Já o contingente de pessoas ocupadas nas principais regiões metropolitanas do país atingiu 23 milhões, número que também mostra estabilidade ante o mesmo mês do ano passado e em relação a abril.
Segundo o IBGE, o rendimento, estimado em R$ 1.863,60 no mês passado, apresentou expansão de 1,4% ante maio de 2012 e recuou 0,3% em relação a abril deste ano, sua terceira queda consecutiva nesse tipo de comparação.
Folha Online