Portaria foi publicada pelo Ministério do Planejamento
Portaria publicada pelo Ministério do Planejamento limitou quadro permanente do banco público em 106.659 trabalhadores; medida reforça desmonte da instituição pelo governo federal. O governo Temer limitou o quadro permanente de funcionários do Banco do Brasil em 106.659 trabalhadores, sendo que esse número terá de baixar para 106.186 até dezembro de 2018. A medida, publicada em portaria do Ministério do Planejamento, é uma forma de assegurar que o BB não reponha os 9.900 funcionários desligados através do PEAI (Programa Extraordinário de Aposentadoria Incentivada). Outra portaria do Ministério do Planejamento também limitou o quadro da Infraero em 10.880 trabalhadores.
Segundo o secretário de Coordenação e Governança das Estatais do Ministério do Planejamento, Fernando Soares, "as estatais têm que melhorar seus resultados e aumentar sua eficiência. Para isso, o melhor caminho é atacar a folha de pagamento”.
O dirigente lembra que, somente com o que arrecada com tarifas, o BB cobre em 115% suas despesas com pessoal, relação que cresceu 13,5 pontos percentuais entre março de 2016 e o mesmo mês deste ano.
Cortes – Em 12 meses, o BB cortou 9.900 postos de trabalho. Desses, 658 foram no 1º trimestre deste ano. A redução se deve ao Plano Extraordinário de Aposentadoria Incentivada (PEAI), lançado em novembr