Notícias

TRABALHADORES GAÚCHOS LUTAM PARA GARANTIR DEMOCRACIA E EVITAR PERDA DE DIREITOS

                                              Defesa da Petrobras também foi tema de protestos "" 


Convocados pela CUT e a Coordenação dos Movimentos Sociais do RS, trabalhadores de diversos setores, participaram das mobilizações ocorridas nesta quinta-feira, 12, em Porto Alegre e na Refinaria Alberto Pasqualini. Os protestos tiveram o objetivo de defender a democracia, o patrimônio público ameaçado pelos constantes ataques da mídia à Petrobras e evitar a perda de direitos trabalhistas. Além disso, trabalhadores do campo e da cidade reafirmaram suas bandeiras específicas de luta. As manifestações contaram com a participação de dirigentes da Fetrafi-RS, SindBancários e sindicatos do interior.


 
Teoria do caos
 
 
Ao longo da semana vários intelectuais brasileiros criticaram a abordagem unilateral e golpista feita pela imprensa tradicional sobre os temas políticos da atualidade. Uma das críticas mais duras foi feita pelo teólogo Leonardo Boff, que em entrevista à rede Brasil Atual denunciou o caráter golpista dos veículos de comunicação.
 
A crise econômica e política pela qual o país atravessa neste momento é "em grande parte forjada, mentirosa, induzida, ela não corresponde aos fatos", afirma Leonardo Boff. Segundo ele, a crise é amplificada por uma dramatização da mídia. "Essa dramatização que se faz aqui é feita pela mídia conservadora, golpista, que nunca respeitou um governo popular. Devemos dizer os nomes: é o jornal O Globo, a TV Globo, a Folha de S. Paulo, o Estadão, a perversa e mentirosa revista Veja."
 
Protestos conservadores

Com incentivo constante da mídia, grupos de extrema direita aproveitam a oportunidade para organizar protestos preconceituosos e sem fundamento, que visam apenas defender seus interesses financeiros e políticos. Através das redes sociais há disseminação constante do ódio partidário e, do desrespeito à democracia.
 
Dia de Luta
 
Em resposta aos ataques golpistas, trabalhadores de todo o Brasil participam do Dia de Luta, promovido pela CUT e demais centrais sindicais nesta sexta-feira (13). Em Resolução da Direção Nacional da CUT, assinada por Vagner Freitas, presidente nacional, e Sérgio Nobre, secretário geral, a Central lembra que nasceu das lutas e continuará a mobilizar suas bases, a partir do local de trabalho, para ocuparem novamente as ruas, junto com os movimentos sociais.

"Conclamamos todas as entidades da CUT e todos os trabalhadores e trabalhadoras CUTistas a participarem das mobilizações do dia 13 de março para defender nossos direitos (não ao PL 4330, retirada imediata das MPs 664 e 665)”, afirma a Resolução.

A mobilização na rede começou às 11h desta sexta com um tuitaço. Para participar, utilize a hashtag ##Dia13Diadeluta.

Haverá também transmissão da mobilização de São Paulo, a partir das 15h, no Portal da CUT.

 
*Comunicação/Fetrafi-RS com informações da RBA e da CUT

 

 

Veja outras notícias