Notícias

19º ENCONTRO NACIONAL DOS BANRISULENSES INICIA DEBATE SOBRE PAUTA ESPECÍFICA

Abertura do evento lota auditório do Hotel Embaixador, em Porto Alegre

A Fetrafi-RS promoveu na manhã deste sábado a abertura oficial do 19o Encontro Nacional dos Banrisulenses. O maior fórum deliberativo dos trabalhadores do banco debate as prioridades e estratégias para a Campanha Salarial deste ano. A mesa de abertura do Encontro foi integrada pelos diretores da Fetrafi-RS, Denise Corrêa e Carlos Augusto Rocha; pelo presidente do Banrisul, Túlio Zamin; pelos diretores da Contraf/CUT, Ademir Wiederkehr e Antonio Carlos Pirotti Pereira; pelo presidente do SindBancários, Mauro Salles e pelo presidente da CUT/RS, Celso Woyciechowski.

As manifestações da mesa iniciaram com o diretor da Fetrafi-RS, Carlos Augusto Rocha. O sindicalista agradeceu a presença das delegações dos 38 sindicatos filiados à Fetrafi-RS e destacou a importância do Encontro para a organização e mobilização dos banrisulenses. "Este evento unifica os colegas do Banrisul a uma causa comum, que é a luta por melhores salários, condições de trabalho e de vida. Também reforça e nos envolve na defesa do Banrisul como uma instituição pública. Ao longo dos últimos anos o banco perdeu este perfil, deixando de ser parceiro das pequenas comunidades. Queremos definir resoluções que ajudem a restaurar o papel do Banrisul e que indiquem uma nova maneira do banco se relacionar com trabalhadores, clientes e usuários. O Banrisul deve voltar a ser o primeiro banco do Estado", disse Rocha.
A diretora Denise Corrêa parabenizou os banrisulenses pelos dezenove encontros que marcam a organização do conjunto dos trabalhadores do banco. "Não é qualquer instituição que chega a esta marca. Podemos dizer que o Banrisul só manteve até hoje como um banco estatal devido à força de vontade dos seus trabalhadores, que colocam a defesa da instituição acima de qualquer interesse corporativo. Estamos neste encontro para repassar a nossa pauta de reivindicações, que vai além das questões de remuneração. A pauta está inserida num contexto mais amplo de condições de trabalho", destacou a dirigente.

Mauro Salles, presidente recém-empossado do SindBancários, exaltou o protagonismo dos banrisulenses e as conquistas alcançadas graças à atitude efetiva dos trabalhadores nas mobilizações. "Chegou a hora de resolver os problemas acumulados pelos banrisulenses. A lucratividade e desempenho atingidos pelo banco são conquistas dos trabalhadores. Não é possível que a distribuição da remuneração variável não beneficie a maioria dos banrisulenses. Enquanto sindicato a nossa postura é de luta, mobilização e organização da categoria. Boa luta a todos nós e uma grande campanha salarial ao funcionalismo do Banrisul", ressaltou o presidente do SindBancários.

O presidente do Banrisul, Túlio Zamin, falou da importância do diálogo entre a diretoria do Banrisul e seus funcionários. "Diálogo e luta, estes são os nossos desafios. Quando conseguimos sentar e dialogar este é o primeiro passo importante porque mostra a predisposição de ambas as partes de buscar soluções. Estamos trabalhando para reforçar cada vez mais a missão e o caráter público do banco. Isso não vai ocorrer a qualquer preço".

Zamin ainda reconheceu que é preciso acabar com a cobrança de metas abusivas. "Já discutimos estes critérios esta semana em uma reunião entre a área comercial do banco e o movimento sindical. Nosso objetivo é transformar isso em um compartilhamento de resultados. Teremos que discutir este tema com muita responsabilidade", observou do presidente do Banrisul.

A programação do Encontro Nacional dos Banrisulenses continua com a apresentação do painel Resultados da Fundação Banrisul, ministrado pelo diretor de Previdência da Fundação, Fábio Soares Alves e pelo diretor-presidente, Jorge Luiz Ferri Berzagui.

*Imprensa Fetrafi-RS

Veja outras notícias

Bancários exigem fim da gestão adoecedora nos bancos

O SindBancários e a Fetrafi-RS realizaram o Dia de Luta #MenosMetasMaisSaúde, com ato nesta quinta-feira (25/7) no Centro de Porto Alegre. Trabalhadores bancários e dirigentes sindicais se concentraram na praça Montevideo, em frente à agência do Banco do Brasil, para...