Notícias

BB: RETIRADA DA CLÁUSULA DE DESCOMISSIONAMENTO PODE GERAR INSTABILIDADE A COMISSIONADOS

Os funcionários do Banco do Brasil conquistaram na última campanha salarial a inclusão de uma avaliação por desempenho para o descomissionamento. O item consta do Acordo Coletivo de Trabalho do BB, na cláusula 42ª. Enquanto a Comissão de Empresa dos Funcionários do BB deseja renová-la e ampliá-la, o BB quer retirá-la. Para tratar sobre este tema, o Sindicato fará uma reunião nesta quinta-feira, dia 29, às 18h, na Casa dos Bancários. Todos estão convocados, independente se estão ou não em greve.

"Garantimos que, para o descomissionamento, deveriam ter três GDP. Isso diminuiu o assédio moral praticado pela direção e superintendências ao funcionalismo, mas não elimina a prática, pois o banco passou a utilizar o descomissionamento por conduta incompatível", recorda Ronaldo Zeni, funcionário do BB, diretor da Fetrafi-RS e integrante da CE.

Além de renovar a cláusula no acordo de 2011, o dirigente afirma que a intenção é estendê-la aos primeiros gestores. "Queremos criar uma nova cláusula regrando o descomissionamento por conduta incompatível, que seja, no mínimo, veiculado a um processo administrativo. Caso os comissionados não acordarem para o problema, teremos muitas dificuldades no futuro com descomissionamentos indevidos e o aumento do assédio moral dentro do BB", aponta.

Diante de tal situação, a participação de todo o funcionalismo do Banco do Brasil na greve, sem exceção, sobretudo dos comissionados, será decisiva para o êxito da Campanha Nacional 2011.

Veja a cláusula que consta no ACT do BB 2010/2011

 

CLÁUSULA 42ª: DESCOMISIONAMENTO DECORRENTE DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO FUNCIONAL

 

O BANCO, na vigência do presente acordo, observará três ciclos avaliatórios consecutivos de GDP com desempenhos insatisfatórios, como requisito para descomissionamento de funcionário na forma das instruções normativas específicas.

Parágrafo Único – Excetuam-se os funcionários que exerçam as comissões de 1º, 2º e 3º Níveis Gerenciais e 1º Nível Técnico das Unidades Estratégicas – UE, 1º e 2º Níveis Gerenciais das Unidades Táticas – UT, 1º Gestor de Unidades de Apoio – UA e de Unidades de Negócios – UN.

*SindBancários

Veja outras notícias

Itaú: vacinação contra a gripe começa na segunda 15

O Itaú dará início a sua campanha de vacinação contra a gripe na segunda-feira 15, com data de encerramento prevista para o dia 26 nos polos administrativos de São Paulo, e dia 30 nas agências/clínicas conveniadas. No dia 27, no Ceic, haverá uma ação para reforçar a...

Contraf-CUT realiza 4º Seminário Jurídico Nacional

Evento ocorrerá na sede da entidade, em São Paulo, nos dias 23 e 24 de abril, com participação do ministro do Trabalho, Luiz Marinho A Secretaria de Assuntos Jurídicos da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) realiza, nos dias 23 e...

Santander divulga calendário de vacinação

Ação faz parte de pauta permanente do movimento sindical, como elemento central na promoção da saúde A campanha de vacinação contra a gripe para todos os funcionários do Santander começa na segunda-feira (15). A vacina oferecida na campanha é a Quadrivalente,...