Notícias

COMANDO NACIONAL INSISTE NA REFORMULAÇÃO DA PLR

Bancários querem uma forma de cálculo simplificada para o benefício. Próxima rodada com a Fenaban será anunciada esta semana

A forma a ser utilizada no cálculo da remuneração da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) centrou a reunião da última sexta-feira, dia 29, entre o Comando dos Bancários e os representantes da Federação dos Bancos (Fenaban). O principal avanço foi a concordância dos bancos em debater o conceito de lucro que será aplicado na PLR dos trabalhadores.

O debate aconteceu na Associação dos Bancos do Rio de Janeiro e os gaúchos foram representados pelo diretor do SindBancários e da Contraf-CUT, Antônio Carlos Pirotti.

A próxima rodada de negociação – que terá a data anunciada ao longo desta semana, deve avançar na definição da base e indicador que serão aplicados no cálculo da PLR dos bancários em 2009. A partir disso, será elaborado um novo modelo.

Na reunião anterior ocorrida no dia 12 de maio, os trabalhadores apresentaram na mesa as premissas que devem nortear a formulação do novo modelo simplificado, válido para todos, sem discriminação, incluindo afastados e lesionados.

"Vamos definir um conceito de lucro, para acertarmos a forma de remuneração da PLR. Agora, a tarefa das duas partes será de afinar um indicador para balizar o benefício", informou Pirotti. "Fechado o modelo, os bancários chegarão em setembro (data base da categoria) cientes de quanto vão receber de PLR", acrescenta o dirigente.

Para a parcela adicional da PLR, que hoje está vinculada ao crescimento do lucro, o Comando sugeriu outras formas de apurar a remuneração. Cada banco utiliza conceitos diferentes para divulgar o lucro. Há casos em que chegam a publicar até sete balanços. "Cobramos uma definição clara para remuneração da base de cálculo", finaliza Pirotti.

*Imprensa/SindBancários com edição da Feeb/RS

 

Veja outras notícias

Trabalhadores entregam reivindicações aos bancos

Encontro marca início da Campanha Nacional de 2024 para a renovação da Convenção Coletiva da categoria; Trabalhadores do BB e da Caixa também entregaram minutas específicas de renovação de acordos coletivos   O Comando Nacional dos Bancários, que representa as...

Bancários iniciam campanha de negociação salarial

Atos em todo o país mostram que 'perrengues' da categoria unificam luta por aumento real e direitos; em São Paulo, também houve manifestação contra juros altos Com o lema #ASuaLutaNosConecta, sindicatos de bancárias e bancários de todo o país foram às ruas, nesta...