Notícias

DIRIGENTES SINDICAIS DO SANTANDER DISCUTEM ACORDO ADITIVO

Reunião também abordou benefícios e gratificação semestral

A Fetrafi-RS reuniu dirigentes sindicais do Santander na tarde desta quinta-feira, na sede da entidade, em Porto Alegre. O objetivo da reunião foi debater os resultados das negociações com o banco no Fórum de Saúde e encaminhar a discussão sobre a proposta de aditivo, que será deliberada até o fim de agosto, através de assembleias específicas. A minuta de reivindicações será encaminhada pela Contraf/CUT aos sindicatos no início da próxima semana.
Negociação do AditivoO Santander é o único banco privado que mantém um acordo aditivo com os trabalhadores. O acordo atual, firmado em 2009, expira em 31 de agosto. As assembleias específicas para deliberar sobre as propostas que serão encaminhadas ao banco ocorrem no dia 25 de agosto. Entre as reivindicações do aditivo está a melhoria do PPR – Programa de Participação por Resultados.

Gratificação Semestral
Os dirigentes sindicais também debateram sobre a gratificação semestral. O benefício é concedido aos bancários gaúchos, da Bahia, Sergipe e Paraíba. Os sindicalistas sugerem o pagamento mensal da gratificação, que hoje ocorre a cada seis meses.

Todos os funcionários dos Santander, inclusive os novos admitidos, recebem a gratificação semestral de forma mensalizada, exceto os empregados oriundos do Real e do Banespa. Nestes casos, a gratificação não incide sobre o pagamento de férias, 13º e PLR, causando prejuízos inclusive no cálculo da aposentadoria.

Parecer jurídico
Durante a reunião, o assessor jurídico da Fetrafi-RS, Milton Fagundes, apresentou um parecer jurídico sobre o direito ao pagamento mensal da gratificação semestral.

Fórum de Saúde
O representante dos bancários gaúchos na Comissão de Organização dos Empregados do Santander, ainda relatou informações repassadas pelo banco no Fórum de Saúde.

Segundo Diogo, o Santander já apresentou programas específicos na área de Saúde sobre tabagismo, gestantes e atendimento pessoal especializado. O programa para gestantes inclui a disponibilização de salas de apoio ao aleitamento materno, que já existem em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Incentivo à atividade física
O Santander oferece auxílio à academia de ginástica, para todos os bancários que solicitarem o benefício. Os funcionários podem receber até R$ 50 de ressarcimento, mediante comprovação de matrícula em academia.

Outra iniciativa do Santander é a Ajuda Social Extraordinária para bancários vítimas de situações de calamidade pública, usuários de medicação contínua e para colocação de próteses. Estes benefícios são concedidos para funcionários que recebem até dez salários mínimos, com cobertura de 90% dos gastos comprovados e o limite de 30 salários mínimos por ano.

PAPE
O banco também disponibiliza o PAPE – Programa de Apoio Pessoal Especializado, que atende bancários e dependentes, através de profissionais da área de Assistência Social, Psiquiatria, Psicologia e Direito. Conforme dados fornecidos pelo Santander, somente no mês de julho este programa atendeu mais de 3 mil pessoas. Trata-se de um atendimento sigiloso, oferecido através do fone 0800-7234472.

Plano de Saúde
O banco já se comprometeu de viabilizar num prazo de até três meses a opção de mudança de categoria dentro do plano de saúde. No caso de funcionárias ou dependentes gestantes é possível fazer a troca, sob intermediação do setor de Recursos Humanos do banco.

A próxima reunião do Fórum de Saúde ocorre um dia antes da entrega da minuta específica ao Santander, que ainda não tem data marcada.

A reunião contou com a participação de dirigentes da Fetrafi-RS e dos sindicatos de Rio Grande; Pelotas; Novo Hamburgo; Camaquã; Passo Fundo; Carazinho; São Leopoldo; Porto Alegre; Santa Maria; Cruz Alta; Vale do Paranhana e do Litoral Norte.

*Imprensa Fetrafi-RS

Veja outras notícias

Cassi: diretores e conselheiros eleitos tomam posse

Com a oficialização da posse de grupo formado por funcionários da ativa e aposentados do BB, cerimônia reforça representação de associados e associadas na gestão da entidade Os novos eleitos da Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil (Cassi) tomaram...