Notícias

ENCONTRO NACIONAL DOS BANRISULENSES SERÁ NO DIA 20 DE AGOSTO

A Fetrafi-RS e sindicatos filiados promovem no dia 20 de agosto, sábado, o 19º Encontro Nacional dos Banrisulenses. Os critérios de organização do evento foram definidos pelo Comando dos Banrisulenses na quinta-feira, 21, na sede da Fetrafi-RS. Na tarde do dia seguinte, dirigentes e delegados sindicais do Banrisul, participantes da Reunião do Conselho Nacional de Delegados Sindicais aprovaram a proposta do Comando.

A 19ª edição do Encontro Nacional será realizada no Hotel Embaixador, a partir das 9h. O evento será aberto à participação de trabalhadores do Banrisul de todo o país. As inscrições para o Encontro poderão ser realizadas através do Sistema de Eventos Online da Fetrafi-RS, somente pelos sindicatos filiados à entidade ou diretamente no hotel, no dia do evento.
Programação

A programação do 19º Encontro Estadual iniciará com um debate sobre conjuntura econômica, coordenado pelo Escritório Regional do DIEESE/RS e Subseção da Fetrafi-RS. Também será feita uma análise detalhada do balanço apresentado pelo banco sobre o desempenho da instituição ao longo do primeiro semestre de 2011. Ainda na primeira etapa do evento haverá debates sobre o trabalho da Comissão Paritária sobre Plano de Carreira e Fundação Banrisul.

No período da tarde os banrisulenses irão discutir a atualização da pauta específica do segmento, que será encaminhada ao banco no início da Campanha Salarial 2011. O objetivo do Comando é viabilizar a participação dos trabalhadores na elaboração da pauta, através de um amplo processo de discussão.

"O Encontro Nacional vai definir qual será a postura do movimento sindical na Campanha Salarial. Precisamos agregar um grande número de funcionários nestas discussões para garantir a participação efetiva dos banrisulenses numa possível greve da categoria", explica a diretora da Fetrafi-RS e funcionária do Banrisul, Denise Corrêa.

Retrospectiva

Em 2010, os banrisulenses voltaram a ter papel de vanguarda na greve geral dos bancários. A adesão massiva dos funcionários às mobilizações, paralisações e à greve, forçou a direção do Banrisul a retomar as negociações da pauta específica, que se mantiveram estagnadas nas campanhas anteriores.

"Graças à mobilização dos banrisulenses foi possível garantir um fórum específico, com participação paritária dos trabalhadores, para discutir e encaminhar a criação do novo plano de carreira. Esta é uma das nossas principais pendências, mas ainda há muito o quê conquistar. A situação da Fundação Banrisul, da Cabergs e a melhoria das condições de trabalho no banco continuam sendo prioridades e estarão em foco nas futuras negociações", lembra a dirigente sindical.

* Fetrafi-RS

Veja outras notícias

ASSEMBLÉIA EXTRAORDINÁRIA ACORDO SAÚDE CAIXA 2026

Acordo Coletivo de Trabalho – SAÚDE CAIXA 2026           O SINDICATO DOS BANCÁRIOS DE CARAZINHO E REGIÃO com sede na Rua Venâncio Aires, 338, convoca todos os bancários titulares beneficiários do SAÚDE CAIXA da Caixa Econômica Federal, da base territorial do Sindicato...

Senado aprova isenção de IR para quem ganha até R$ 5 mil

Texto segue para sanção presidencial e deve entrar em vigor em janeiro de 2026 O Senado aprovou nesta quarta-feira (5) o projeto de lei que amplia a faixa de isenção do Imposto de Renda (IR) para quem recebe até R$ 5 mil mensais e reduz as alíquotas para rendas entre...