IPI da chamada linha branca foi reduzido até março de 2012
Diário Oficial da União publica hoje, em edição extraordinária, a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) de eletrodomésticos da chamada linha branca. A medida já deverá provocar efeitos nas compras de Natal. O governo também eliminou o IOF de 2% que incidia sobre a aplicação de investidores estrangeiros em ações na bolsa de valores.
No caso da linha branca, o IPI do fogão, por exemplo, cairá de 4% para 0%. A geladeira terá o imposto reduzido de 15% para 5% e a máquina de lavar, de 20% para 10%. No caso de máquinas de lavar semiautomáticas (tanquinho), a redução será de 10% para 0%. As medidas valem para os estoques nas lojas e vão vigorar até 31 de março de 2012.
O governo reduzirá ainda o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) cobrado sobre o financiamento ao consumo de 3% para 2,5%, anunciou o ministro da Fazenda, Guido Mantega, em entrevista coletiva para detalhar as medidas, que visam a incentivar o consumo.
Também participou da entrevista o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Fernando Pimentel. As medidas ajudarão o Brasil a enfrentar a crise mundial com estímulos à produção e ao emprego.
As principais medidas
Redução do IPI em produtos da chamada linha branca, como geladeiras, fogões e máquinas de lavar, até março de 2012.
Produto Como era Como fica
Fogões 4% zero
Geladeiras 15% 5%
Máquinas de lavar 20% 10%
Tanquinhos 10% zero
AGÊNCIA BRASIL