Notícias

MP QUE AUTORIZA O BC A SOCORRER BANCOS É APROVADA

A Câmara dos Deputados havia aprovado o texto no final de outubro. Agora, com a aprovação pelo Senado, o texto vai à sanção presidencial

O Senado aprovou ontem à noite, em votação simbólica e sem alterações, projeto de conversão à medida provisória 442, que muda a forma como o Banco Central faz empréstimos para socorrer bancos com dificuldade de caixa, o chamado redesconto.

Esta havia sido a primeira medida editada pelo governo para conter os efeitos da crise financeira internacional no Brasil. Ela dá ao BC poder de aceitar carteiras de bancos como garantia de empréstimos emergenciais. Mas instituições que venderem carteiras de crédito que se tornarem insolventes podem ser punidas.

A Câmara dos Deputados havia aprovado o texto no final de outubro. Agora, com a aprovação pelo Senado, o texto vai à sanção presidencial.

Cartórios

Apesar do lobby dos cartórios, o Senado acabou mantendo no texto a dispensa do registro em cartório de contratos de operações de compra de automóveis feitas por meio de arrendamento mercantil.

A emenda visa pacificar o entendimento de que em operações de arrendamento mercantil, ou quaisquer outras modalidades de crédito ou financiamento, fica estabelecido que o CRV (Certificados de Registros de Veículos) é suficiente para produzir efeitos probatórios contra terceiros.

Entre os pontos da MP aprovada ontem está o que autoriza o BC a criar uma espécie de redesconto em moeda estrangeira. Com isso, o BC poderá emprestar dinheiro das reservas do país para instituições que operam no exterior.

*Folha de São Paulo

 

Veja outras notícias

Bancários vão começar a mobilização para a Campanha Nacional

Organização e agitação pelas entidades e participação da categoria são fundamentais A data-base dos reajustes salariais, vales refeição e alimentação, valores da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) e tantos outros direitos previstos na Convenção Coletiva de...

Eleições Cassi: Contraf-CUT apoia chapas 6 e 33

Entidade apoia fortalecimento da representação de associados dentro da caixa de assistência A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) declarou apoio às chapas 6 e 33 nas eleições na Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do...