Notícias

VOTAÇÃO DA EMENDA DE PAIM QUE CORRIGE BENEFÍCIOS DO INSS FICA PARA AGOSTO

 

Em reunião realizada, nesta quarta-feira (1º), com o líder do Governo na Câmara, Henrique Fontana (PT/RS), as lideranças nacionais e estaduais dos aposentados resolveram aceitar a proposta do Executivo de adiar a votação da matéria para agosto

Ficou para o início do mês de agosto a votação em plenário da emenda do senador Paulo Paim (PT/RS) ao PL 1/07, do Executivo, que estabelece a correção das aposentadorias e pensões de acordo com a política de recuperação e atualização do salário mínimo.
O PL 1/07 estabelece diretrizes para uma política de valorização do salário mínimo de 2008 a 2023. Pelo projeto, negociado com as centrais sindicais, com base no crescimento do PIB (Produto Interno Bruto).

Numa reunião realizada, nesta quarta-feira (1º), com o líder do Governo na Câmara, deputado Henrique Fontana (PT/RS), as lideranças nacionais e estaduais dos aposentados resolveram aceitar a proposta do Governo de adiar a votação da matéria para agosto.
O deputado Darcísio Perondi (PMDB/RS), que vem liderando as negociações na Câmara, disse que a reunião foi dura. "O Governo está sentindo o cutuque e quer acertar com os aposentados", disse.

O Governo pediu um prazo até oito de agosto para chegar a um acordo com os aposentados. Enquanto isso fica adiada a votação do veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à extensão do reajuste de 16,67% concedido ao salário mínimo, em 2006, para todas as aposentadorias e pensões.

Segundo informou Darcísio Perondi, foi um recuo tático dos aposentados.
As negociações vão começar e terão a participação de ministros e lideranças da categoria, sob a mediação de Perondi, e do senador Paim.

"Se até dez de agosto não chegarmos a um entendimento, tenho certeza que o presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB/SP), tomará uma atitude e colocará o PL 1/07 na pauta para votação. Na minha avaliação, o Governo não vai ceder e aí a força dos aposentados vai falar mais alto na votação em plenário", disse.

Reajuste dos benefícios e fator

Outros dois projetos importantes para os aposentados tramitam na Câmara, mas ainda em nível de comissões.

Um é o PL 4.434/08, que cria um índice de correção previdenciária para garantir o reajuste dos benefícios da previdência de acordo com o aumento do valor mínimo pago pelo Regime Geral da Previdência.

O outro é o PL 3.299/08, que acaba com o chamado Fator Previdenciário, que calcula o valor das aposentadorias com base na idade e no tempo de contribuição. Essa sistemática reduz o valor dos benefícios em até 40%.

Fonte: DIAP

Veja outras notícias

ASSEMBLÉIA EXTRAORDINÁRIA ACORDO SAÚDE CAIXA 2026

Acordo Coletivo de Trabalho – SAÚDE CAIXA 2026           O SINDICATO DOS BANCÁRIOS DE CARAZINHO E REGIÃO com sede na Rua Venâncio Aires, 338, convoca todos os bancários titulares beneficiários do SAÚDE CAIXA da Caixa Econômica Federal, da base territorial do Sindicato...

Senado aprova isenção de IR para quem ganha até R$ 5 mil

Texto segue para sanção presidencial e deve entrar em vigor em janeiro de 2026 O Senado aprovou nesta quarta-feira (5) o projeto de lei que amplia a faixa de isenção do Imposto de Renda (IR) para quem recebe até R$ 5 mil mensais e reduz as alíquotas para rendas entre...